SÃO LUIS - MA
Prefeitura implanta projeto “Conte comigo” no Socorrão I
Os pacientes do Hospital Djalma Marques (Socorrão I) passarão a contar com um novo serviço de atendimento
humanizado, o projeto Conte Comigo. Com seis colaboradores para
orientar os pacientes, o projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São
Luís para reduzir o tempo de espera e desafogar os corredores do
hospital.
O diretor do Socorrão I,
Érico Cantanhede, explica que o projeto irá servir para orientar
pacientes e diminuir o tempo de espera na área de acolhimento. “Nossa
preocupação, seguindo orientação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, é
de oferecer, aos que procuram a unidade de saúde,
um atendimento mais humanizado. Com o projeto, os colaboradores usam
coletes que os identificam assim que o paciente chega. Eles guiam o
paciente para o setor específico, ajudam a preencher a ficha e oferecem
todo o suporte humano para que as pessoas que chegam aqui feridas não se
sintam desamparadas”, destaca.
Para a
colaboradora Leonice Maria Oliveira, que passou por treinamento com
terapeutas ocupacionais para participar do projeto, o serviço é
importante para garantir que o atendimento seja mais eficiente. “O
paciente chega com dificuldade, sem saber onde é o laboratório, a
tomografia, ou a localização da clinica cirúrgica, então nosso trabalho é
conduzi-lo e dar todas as informações necessárias”, diz.
Para quem precisa do atendimento de saúde, a iniciativa foi elogiada. A dona de casa
Geneva Firmina veio do município de Chapadinha e aprovou o serviço. “É
muito bom ser orientada, eu vim do interior com meu filho acidentado e
não sabia o que fazer, os colaboradores aqui me ajudaram e tudo foi muito rápido. Já estamos voltando pra casa”, disse.
Além do “Conte Comigo”, iniciado no dia 17 de dezembro, o hospital voltou a contar com um consultório de enfermagem para classificação de risco.
No local são realizados monitoramentos dos pacientes e encaminhamentos
para outros setores. “Outras melhorias virão ainda este mês, o que
demonstra que estamos equacionando estratégias eficazes para dar mais
qualidade ao nosso atendimento”, destaca Érico Cantanhede.