ALTA
JULLY CAMILO
A menina Lorrane Beatriz Santos, de 1 ano e 5 meses, recebeu alta médica, na manhã de ontem (15), e deixou o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, onde estava internada desde o último dia 4.
A menina foi uma das vítimas dos ataques a ônibus na Vila Sarney Filho, em São Luís, no último dia 3. Ela teve 20% do corpo queimados.
Na ocasião do ataque, Lorrane estava na companhia da mãe, Juliane Carvalho Santos, de 22 anos, que teve 40% do corpo queimado e atualmente está internada na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília (DF).
Também estava no ônibus a irmã de Lorrane, Ana Clara Santos Sousa, de 6 anos, que teve 90% do corpo queimados. Ana Clara morreu no último dia 6.
Lorrane Beatriz deixou o hospital na companhia dos familiares e ficará sob os cuidados do pai, o vendedor Jackson David Castro Costa, 29 anos, morador da Vila Sarney.
“Hoje foi um dia vitória, em meio a tantas tragédias. Nosso coração está em festa pela recuperação da Lorrane Beatriz, que graças a Deus está bem. Agora, vamos torcer pela recuperação da minha irmã, Juliane, que tem respondido bem ao tratamento e sei que logo, logo estará em casa”, disse Jorgiane Carvalho, 25, tia da menina.
Juliane Carvalho Santos já respira sem a ajuda de aparelhos e não precisa mais receber oxigênio suplementar. Ela já passou por três cirurgias para retirada de tecido queimado. O estado da paciente ainda é grave, mas estável, segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Após uma cirurgia realizada na última segunda-feira, Juliane apresentou quadro de anemia, mas, segundo os médicos, “isso ocorre usualmente com pacientes graves que passam pelo procedimento cirúrgico similar ao da paciente”.
SEM SEQUELAS – O pai de Lorrane Beatriz, Jackson David, afirmou que “a felicidade da família é plena” e que agora o mais importante para ele é estar na companhia da filha.
“Felizmente, ela ainda é muito pequena para entender tudo o que aconteceu”, disse o pai.
De acordo com Cláudio Araújo, diretor do Hospital Juvêncio Matos, a pequena Lorrane não ficará com sequelas, uma vez que as queimaduras foram apenas superficiais.
“Ela continuará sendo acompanhada, por meio de consultas periódicas, pela equipe que a atendeu enquanto esteve sob nossos cuidados. O atendimento psicológico também continuará sendo prestado à paciente e aos seus familiares”, disse o médico.
ABIANCY – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que Abyanci Silva dos Santos, de 35 anos, que também saiu queimada do ônibus atacado, continua internada na enfermaria do Hospital Geral Dr. Tarquínio Lopes Filho, sem previsão de alta.
Ela sofreu queimaduras de segundo grau no braço direito e abdômen, e seu estado de saúde é considerado bom. A alta médica só ocorrerá quando houver a cicatrização completa dos ferimentos.
MÁRCIO RONY – Outra vítima do ataque ao ônibus no Maranhão, Márcio Rony da Cruz, de 37 anos, ainda está em estado grave. Com 72% do corpo queimados, ele foi transferido, na última segunda-feira (13) do Hospital Geral Dr. Alberto Rassi, onde estava desde o dia 8, para o Hospital de Queimaduras, ambos em Goiânia (GO).

POR JORNAL PEQUENO 
BLOG DO VILMAR FERREIRA