Horário de verão termina no próximo domingo (16)

A medida é adotada anualmente desde 1985 e adianta o horário do relógio dos estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país em uma hora para aproveitar a luz solar por mais tempo durante o dia e assim evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia.
O horário de verão não é adotado em São Luís, no entanto representa adequações em alguns serviços, como o atendimento em bancos e casas lotérica e horário de vôos
comerciais que funcionam com base no horário de Brasília. Concursos e provas nacionais como o Enem também sofrem modificações no horário em função do horário de verão.

Insatisfação
Na Câmara dos Deputados, três projetos de lei pretendem abolir o horário de verão do Brasil. Segundo os textos, os benefícios alcançados com a redução da carga máxima de energia elétrica em horário de pico não conseguem atingir a maior parte dos cidadãos. Os projetos lembram ainda dos riscos oferecidos à população que, muitas das vezes precisa sair de casa em períodos em que a rua ainda está escura, se tornando alvo da ação de criminosos.
Economia
O horário de verão iniciou no dia 20 de outubro de 2013 e será encerrado no dia 16 de fevereiro de 2014. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), nos 119 dias de duração, a economia deve chegar aos R$ 400 milhões. No entanto, o valor oficial ainda não foi divulgado.
BLOG DO VILMAR FERREIRA